quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

História do Petróleo




A utilização do petróleo pelo ser humano não é algo muito recente, na bíblia Noé usa betume (uma denominação de petróleo) para untar sua arca, os árabes usavam para fins bélicos e para iluminação. Em Baku, no Azerbaijão, já era produzido em escala comercial, para o padrão da época, quando Marco Paulo viajou pelo norte da Pérsia, em 1271.

O petróleo só veio ficar mais importante, quando ele começou a ser utilizado na indústria. Em 1859 o americano Edwin  Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção dos estados unidos subiu de dois milhões de barris em 1859, para três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.

O grande impulsionador para a grande produção de petróleo nos Estados Unidos, foi um empresário Jonh Rockfeller, que em 1863 criou sua primeira refinaria e em pouco tempo funda uma das maiores empresa de petróleo do mundo, a Standart Oil. Ele é considerado como um dos maiores empresários que já existiu.

A primeira guerra mundial pôs em evidência a importância estratégica do petróleo. Pela primeira vez foi usado o submarino com motor diesil, e o avião surgiu como nova arma. A transformação do petróleo em material de guerra e o uso generalizado de seus derivados – era a época em que a indústria automobilística começava a ganhar corpo – fizeram com que o controle do suprimento se tornasse questão de interesse nacional. O governo americano passou a incentivar empresas do país a operarem no exterior.

Na década de 70 descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou. Isso provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos. Outro motivo para o aumento do valor do petróleo foi a criação da OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) que acaba por formar um cartel internacional e controlando a oferta no mercado.

O petróleo no Brasil teve inicio no final do século XIX, quando aconteceram as primeiras buscas no subsolo brasileiro. O primeiro vestígio foi encontrado na cidade de Bofete, em São Paulo, mas a extração foi considerada inviável. A primeira jazida de petróleo considerada viável foi descoberta em 1939 no município de Lobato, na Bahia, onde foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização.

Em 1953 no governo de Getulio Vargas, foi criado o que seria uma das mais promissoras estatais do mundo, a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A). Nosso grupo pode perceber que o petróleo não é algo recente na vida do ser humano, já na antiguidade ele já se fazia útil para a sociedade de uma forma em geral, tanto parar fins bélicos, como para acender lamparinas nas cidades ou casas.

O mundo gira com um motor movido a petróleo, sem seus derivados, a gasolina, o disel, querosene de aviação, além de ser a base de diversos produtos industrializados, a população mundial teria muito mais trabalho para desenvolver tarefas simples, que com o petróleo se resolve facilmente.

Integrantes do grupo:  Tobias Silveira, Igor Soares, Matheus Rabelo e Victor Lima. 
Curso: Química Integrado – P2
Coordenadora: Maria Lucimar Maranhão Lima

0 comentários:

Postar um comentário