Nasce a primeira marca PETROBRAS (1958)
A Petrobras trabalha a gestão de
sua marca de forma constante, pois a considera um ativo estratégico cada vez
mais importante para alcançar seus objetivos de crescimento e
internacionalização.
A primeira marca institucional
era composta por um losango amarelo, de contorno verde, com a palavra Petrobrás
(ainda com acento) em azul inserida no seu interior. A forma e as cores
utilizadas procuravam corresponder aos anseios nacionalistas da época,
relacionando a marca da companhia às cores e formas da bandeira nacional. Esta
primeira concepção começou a ser usada em julho de 1958.
A marca é reformulada (1972)
Com a evolução da
linguagem gráfica, a marca da Petrobras desatualizou-se em comparação com
outras marcas, que apresentavam um desenho mais moderno. Ao mesmo tempo, a
companhia cresceu, expandiu suas atividades, criou subsidiárias, transformou-se
na maior empresa do país. A logo passou a ficar inadequada à nova fisionomia da
empresa, cada vez mais complexa e diversificada. Isto causou uma tendência à
fragmentação de sua imagem, pela implantação de marcas e símbolos individuais e
pela falta de unidade visual entre a holding e as subsidiárias.
Em outubro de 1972, foi
aprovada uma nova marca. Todas as empresas do Sistema Petrobras passaram a
utilizar essa nova identificação, alcançando-se a pretendida integração visual.
O manual dessa marca
trazia a seguinte explicação sobre seu desenvolvimento, comparando-a com a
marca anterior:
"Desvincula-se o
logotipo da marca, considerada a premissa de que o mesmo se encontrava por ela
enclausurado. Busca-se um tipo de letra representativo. A Helvética, de desenho
científico e boa qualidade ótica, é escolhida".
E prossegue:
"Analisa-se o losango, desmontando-o em seus elementos básicos. Obtém-se
uma espécie de V de ângulo variável, empregado desde a Antigüidade grega e
egípcia como símbolo de propriedade e hierarquia, agora adotado universalmente.
Atualiza-se o V aumentando-lhe a espessura. Montam-se dois Vs, obtendo-se uma
forma simples, clara e forte, de nítidos contrastes".
Essa marca ficou
conhecida como hexágono-losango, e foi utilizada durante 22 anos em tanques,
navios, veículos, uniformes, publicações, correspondência - ou seja, em todos
os elementos associados ao dia-a-dia da Petrobras e de suas subsidiárias.
Marcas da PETROBRAS e da
Distribuidora se fundem (1994)
Enquanto a Petrobras utilizava a marca losango-hexágono, a Petrobras
Distribuidora começava a usar, em seus negócios, o Petrobras com um
"BR" em destaque - uma linha sobre os caracteres "BR"
presentes na própria palavra Petrobras. Esse logotipo foi desenvolvido no
início da década de 70, pelo designer Aloísio Magalhães. Além do logotipo, ele
criou também uma forma de utilizar o BR como um símbolo, a fim de criar uma
identidade visual atraente para os postos de serviço e para os produtos
comercializados pela Petrobras Distribuidora.
O símbolo BR passou a ser uma representação que difundiu-se amplamente a
partir do crescimento da Petrobras no mercado de distribuição de derivados de
petróleo. A marca tornou-se visível para público consumidor, principalmente nos
postos de serviço instalados nas principais vias de todas as cidades
brasileiras.
Desde então, o símbolo BR passou por pequenas variações, como troca de
cores e posição de alguns elementos. Em 1982, pelas mãos do designer Rafael
Rodrigues, o símbolo recebeu um amplo redesenho, tornando-se o símbolo
conhecido até os dias atuais.
A Fusão:
No início, a rede de postos manteve os dois símbolos: o BR nas bandeiras
dos postos e o hexágono-losango em uma placa, ao lado da marca Petrobras. Mais
tarde, o BR tornou-se conhecido e ganhou prestígio junto ao público. Isto fez
com que o hexágono-losango deixasse de ser utilizado nos postos de serviço,
passando a fazer parte da comunicação institucional do Sistema Petrobras,
enquanto o BR firmava-se como símbolo voltado às atividades comerciais da
companhia.
Esta decisão acabou gerando um problema, já que o público começou a
dissociar a imagem da Petrobras Distribuidora da imagem da holding. O fato é
que o uso de símbolos diferentes enfraquece o conceito de companhia integrada
de petróleo, objetivo da Petrobras. Com um símbolo distinto, a Distribuidora
era percebida apenas como uma subsidiária e não como parte essencial do Sistema
Petrobras. Os postos e a Distribuidora passaram a ser chamados apenas de BR,
afastando-se da marca Petrobras, na mente dos consumidores.
A compatibilização das marcas da Petrobras e da Distribuidora ocorreu em
1994. O losango-hexágono foi abandonado e o símbolo BR assumiu seu lugar,
sanando essa separação, ao mesmo tempo em que atendia aos objetivos do
planejamento estratégico da empresa, no que diz respeito a aspectos ligados à
identidade visual: fortalecer a imagem do Sistema Petrobras e preservar a
condição de empresa integrada.
Bibliografia:
http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/a-marca-petrobras/historia-da-marca/ 15/08/2012 às 00:19
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