A Petrobras é fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", já previa ele, há mais de 50 anos.
A criação da
Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com
o histórico slogan "O petróleo é nosso". A Petrobras foi criada
em 1953, mas sua instalação só foi concluída em 54, ao herdar do
Conselho Nacional de Petróleo duas refinarias, a de Mataripe (BA) e
a de Cubatão (SP). Elas passam a ser os primeiros ativos
(patrimônio) da empresa. Em 10 de maio deste ano, a empresa começa
a operar, com uma produção de 2.663 barris, equivalente a 1,7% do
consumo nacional. Neste ano, o petróleo e seus derivados já
representam 54% do consumo de energia no país. O primeiro logotipo da
Petrobras, criado por Luiz Pepe em 1958, correspondia aos anseios
nacionalistas da época, relacionando a marca da companhia às cores
e formas da bandeira nacional e representando o alto padrão
tecnológico da empresa.
Em 1961 é fundada a
REDUC - Refinaria de Duque de Caxias - hoje a mais completa refinaria
do Sistema Petrobras. Foi primeira a ser construída pela empresa,
tendo em vista que as outras foram incorporadas.
Ela tem aproximadamente
13 km² e é responsável por cerca de 1,2 bilhões de reais por ano
em impostos pagos ao governo. Produz óleos básicos para
lubrificantes, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene de aviação,
parafinas, óleo combustível, aguarrás entre outros. Nesse mesmo ano, a Petrobras dá início à procura de petróleo na
plataforma continental, em uma faixa que vai do Espírito Santo ao
Maranhão (plataforma continental é a porção dos fundos marinhos
pouco profunda - até 200m - localizada nas margens de um continente
ou plataforma continental é a orla dos continentes banhada pelos
mares, onde a água é pouco profunda - até 200m) . Neste mesmo ano,
foi inaugurado o primeiro posto de abastecimento da Petrobras, em
Brasília. Ainda em 1961, a
empresa atingiu um de seus principais objetivos: a autossuficiência
na produção dos principais derivados, graças ao início do
funcionamento da Refinaria Duque de Caxias.
Em 1967 é constituída
a subsidiária Petrobras Química S.A (Petroquisa), para articular a
ação dos setores estatal e privado na implantação da indústria
petroquímica no país. A implantação de uma indústria
transformadora de nafta em eteno, vislumbrada tanto por empresários
do setor de refino de petróleo quanto pelo governo, marca o início
da história do setor petroquímico brasileiro.
Em 1968 é criado o
Cenpes (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), com o objetivo de
atender às demandas tecnológicas, que são base para a consolidação
e a expansão da Petrobras no cenário da energia mundial. Após
receber os maiores prêmios do setor petrolífero mundial, o Cenpes
consolidou-se como o maior centro de pesquisas da América Latina.
Além disso, as tecnologias desenvolvidas no Cenpes fazem da
Petrobras a empresa que mais gera patentes no Brasil e no exterior. A primeira descoberta
de petróleo no mar foi em Sergipe, no Campo de Guaricema, a 80
metros de profundidade, comprovando a existência de petróleo na
plataforma continental. Deu-se início a tradição de batizar com
nomes de animais aquáticos as descobertas em alto-mar. Neste mesmo
ano, entra em operação a primeira plataforma de perfuração de
petróleo construída no Brasil (nomeada como P-1). Numa época de
petróleo importado a baixo custo - cerca de US$ 3 por barril -,
investir no desenvolvimento de Guaricema foi uma decisão estratégica
da Petrobras: era necessário que os técnicos brasileiros
aprendessem a trabalhar no mar.
No início dos anos 70,
o Produto Interno Bruto (PIB) crescia a taxas superiores a 10% ao
ano, impulsionando o consumo de derivados. Como responsável pelo
abastecimento nacional, a Petrobras viu-se diante da necessidade de
investir no aumento da capacidade de refino. Com a missão de
contribuir para o desenvolvimento do país, comercializando,
distribuindo e industrializando derivados de petróleo e outros
produtos, em 1971, a Petrobras cria, então, a subsidiária Petrobras
Distribuidora. A empresa era responsável por 21% do mercado. Em
1975, se tornou líder no segmento de distribuição de derivados de
petróleo - posição que nunca mais perdeu.
Os membros da
Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) elevaram
substancialmente os preços internacionais, provocando o chamado
Choque do Petróleo. Com isso, o mercado tornou-se conturbado e
marcado por incertezas, não apenas quanto aos preços, como também
quanto à garantia do suprimento. Como importante cliente das
companhias estatais dos países da OPEP, com as quais manteve bom
relacionamento ao longo dos anos, a Petrobras conseguiu manter o
abastecimento do mercado brasileiro. Para superar as
dificuldades, o governo adotou medidas econômicas, algumas
diretamente ligadas às atividades da Petrobras, como a redução do
consumo de derivados e o aumento da oferta interna de petróleo. Um
exemplo foi o incentivo ao uso do álcool carburante como combustível
automotivo, com a criação do Programa Nacional do Álcool. Passou a
ser dada prioridade aos investimentos em exploração no mar e
produção, ocasionando aumento da produção do petróleo nacional,
que passou a ocupar espaço cada vez maior na carga das refinarias. Nesse momento de crise,
no qual o preço do petróleo estava alto, a melhor alternativa foi
continuar investindo na exploração do mar. Ao aumentar a produção
nacional, o Brasil dependeria menos de importar um produto caríssimo,
conseguindo também, aumentar suas reservas, o que tornaria possível
aumentar suas exportações.
Ainda no início da
década de 70, a Petrobras decidiu produzir óleos lubrificantes para
suprir sua própria necessidade. A linha de lubrificantes da
Petrobras chegou ao mercado brasileiro em junho de 1973 e contava com
a tecnologia mais avançada do mundo. O primeiro produto da linha
automotiva foi o Lubrax MG1, para motores a gasolina. O lançamento
dos produtos foi um marco no mercado brasileiro. Atualmente, a marca
Lubrax ocupa a posição de líder em volume total de vendas no
Brasil.
Em 1974 foi descoberta
a Bacia de Campos - situada na costa norte do estado do Rio de
Janeiro, estendendo-se até o sul de Espírito Santo. Possui
aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. Ela se torna maior
província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da
produção nacional do petróleo. Perfurado pela primeira vez em
1976, a uma lâmina d'água de 100 metros. A exploração comercial
iniciou em 1977, com o campo de Enchova, com uma produção de 10 mil
barris por dia em uma plataforma flutuante.
Nos anos seguintes,
sucessivas descobertas deslocaram as atenções e os investimentos
para a Bacia de Campos. Após a descoberta do Campo de Garoupa, a
Petrobras ainda descobriria, no ano seguinte, os campos de Pargo,
Namorado e Badejo - e em 1977 os campos de Bonito, Cherne e Pampo.
A Petrobras tem atuação
fundamental no abastecimento e distribuição do etanol. O Pró-Álcool
ou Programa Nacional do Álcool é criado em 1975 para substituição
em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo
por biocombustíveis, devido à crise do petróleo. A substituição de
gasolina por álcool etílico - produzido através da cana-de-açúcar
e mandioca entre outros insumos - gerou 10 milhões de automóveis
consumidores de gasolina a menos rodando no Brasil, diminuindo a
dependência do país ao petróleo importado.
Em 1976, a linha Lubrax
lança mais de cem produtos com diversas aplicações na área
automotiva, na indústria, na aviação, no setor ferroviário e
marítimo. Neste mesmo ano, é criada a Engenharia Básica da
Petrobras, integrada à área de Pesquisa e Desenvolvimento, no
Cenpes. Preocupada com a
preservação do meio ambiente, em 1978 a Petrobras apresenta
programas de controle de emissão de gás, reflorestamento em larga
escala e treinamento de combate a emergências. Ao mesmo tempo em que
a empresa alça o Brasil a produtor mundial, foca-se na ecologia. Um bom exemplo é o
teste feito com pipocas, que são lançadas ao mar para simular o
trajeto que o óleo poderia percorrer em caso de vazamento real.
Desta forma, é possível testar as condições de conservação e
manutenção dos equipamentos de combate a emergências e avaliar a
preparação da equipe. Destaque também para a
participação da companhia num projeto do Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento, que resultou na construção do
primeiro Centro de Combate à Poluição do Mar no país e na
importação de equipamentos para o combate a poluição do mar por
óleo.
A imersão nos mares do
país levou a Petrobras a cuidar mais intensamente da biodiversidade
marinha, investindo em importantes projetos como o Tamar
(tartarugas-marinhas), Baleia Franca, Jubarte, Golfinho Rotador e
Peixe-Boi. Para a Companhia, é muito importante preservar a fauna
dos locais onde são desenvolvidas atividades petrolíferas. No caso
dos animais acima, o apoio da Petrobras foi essencial para a garantia
da sobrevivência dessas espécies, que estavam ameaçadas de
extinção.
A preocupação da
Petrobras com as comunidades onde exerce suas atividades se traduz em
investimentos para melhorar a qualidade de vida de quem mora nas
regiões onde atua. No início da década de 80 a Petrobrás realiza projetos culturais que marcaram a época. Com seu patrocínio ao projeto "Seis e meia", ela mudou a rotina do trabalhador carioca. Com apresentações diárias no Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, levou a quem saía do trabalho, todo fim de tarde, o melhor da Música Popular Brasileira. O Programa da Criança
é um projeto de longo alcance que, desde 1983, investe na
complementação educacional de meninos e meninas carentes de idades
entre 7 e 14 anos. Promove atividades esportivas, artísticas,
recreativas, além de ministrar noções de saúde e higiene.
Em novembro de 1984, o
Campo de Albacora foi descoberto na Bacia de Campos, provando a
existência de campos gigantes a grandes profundidades no Brasil,
marcando a história da empresa em exploração em águas profundas,
nunca antes exploradas.
Em 1985 são
desenvolvidas as primeiras bombas eletrônicas (bombas "T")
do mercado. Design premiado e escolhido pelo Museu de Arte Moderna de
Nova York para integrar sua coleção permanente de obras-primas do
design moderno.
Em janeiro de 1985 é
descoberto o campo de Marlim. Está localizado na Bacia de Campos,
distante aproximadamente 110km do litoral do Rio de Janeiro. Nesse
ano, o país já produzia metade do petróleo que consumia, muito
acima dos 14% registrados em 1979. Ainda que situado em lâminas de
água jamais exploradas, apontava, pelo volume de reservas, para a
autossuficiência e para novos horizontes exploratórios em toda a
plataforma continental.
Em 1986 entrava em
operação o Campo de Urucu, situado na Bacia do Rio Solimões. Um
marco histórico das atividades da Petrobras na região Amazônica. A
descoberta respondeu a uma antiga indagação, mostrando, afinal, que
havia petróleo comercial, de excelente qualidade, e associado ao
gás, na Amazônia. Em 1988, entra em
produção o campo de Rio Urucu, no Alto Amazonas, descoberto dois
anos antes. A Petrobras se antecipa à Lei e retira totalmente o
chumbo tetraetila da gasolina.
A empresa, que até
então comprava tecnologia, se viu diante do desafio de produzir
petróleo a 400 metros de profundidade. Após pesquisar no mercado e
descobrir que não havia tecnologia disponível para essa
profundidade e tendo a necessidade de aumentar as reservas do país,
a empresa decidiu investir no desenvolvimento de novas tecnologias.
Foi criado, então o Procap - Programa de Capacitação Tecnológica
em Águas Profundas em 1986. Era um projeto extremamente ambicioso
pois, na época, a Petrobras explorava petróleo na faixa dos 150
metros e já tinha planos para os 1.000 metros. Foi um sucesso e a
empresa é, atualmente, líder mundial na área.
Em 1992 a Petrobras
ganha o OTC Distinguished Achievement Award, prêmio máximo em
tecnologia conferido na Offshore Technology Conference, em Houston,
nos Estados Unidos, como a empresa que mais contribuiu para o
desenvolvimento tecnológico da indústria offshore.
Em 1994, o patrocínio
ao filme "Carlota Joaquina", de Carla Camurati, marca a
retomada do cinema brasileiro e o início de uma parceria duradoura
com a Petrobras. De lá pra cá, ela apoia a realização de centenas
de filmes, entre longas-metragens, curtas-metragens e filmes em mídia
digital.
Em 1997 termina o
monopólio estatal do petróleo, por meio da Emenda Constituional nº
9, de 9 de novembro. A Companhia se torna uma das maiores empresas de
petróleo do mundo.
Em 1998 é fechada a
assinatura de convênio tecnológico com a WilliamsF1 Team, que
terminou em 2008. Início do fornecimento de gasolina para a equipe
Williams de Fórmula 1, comprovando a excelência tecnológica da
Petrobras nesse combustível. A Companhia passa a desenvolver nas
pistas a gasolina que é usada nas ruas.
Para ajudar o Brasil a
vencer a crise do "apagão energético" em 2000, a
Petrobras compra participações em diversas termelétricas, que
transformam o gás em energia elétrica. É uma estratégia eficiente
para diversificação e ampliação da matriz energética brasileira.
A termelétrica da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), na
Bahia, é a primeira usina com participação da Petrobras a entrar
em operação.
Em 2001, o Programa de
Excelência em Gerência Ambiental e Segurança Operacional - Pegaso
- foi criado para realizar estudos de impacto ambiental e desenvolver
técnicas de prevenção de acidentes e de socorro imediato na
indústria petrolífera. Após os acidentes na Baía de Guanabara e
na plataforma P-36, a Petrobras decidiu investir fortemente para
elevar todas as suas atividades a patamares de excelência em relação
aos valores ambientais e de segurança operacional. O Pegaso se
tornou o mais amplo e ousado projeto de política ambiental de toda a
história da indústria no Brasil.
Em 2002, a empresa
lança um novo tipo de gasolina. O produto, batizado como gasolina
Petrobras Podium, é o mesmo utilizado nas pistas da Fórmula 1. A
Petrobras Podium é a gasolina mais avançada do mundo e apropriada
para qualquer veículo a gasolina.
Em 2003, nos 50 anos da
Petrobras, a produção de petróleo no Brasil e no exterior supera a
marca de dois milhões de barris diários. No mesmo ano, a empresa
democratizou suas políticas de patrocínio, dando oportunidade a
todos através das Seleções Públicas de projetos culturais,
ambientais e sociais.
Em 2004 é inaugurada a
primeira usina eólica da Petrobras, em escala piloto, na cidade de
Macau, no Rio Grande do Norte.
Em 2005, a Petrobras
bate o recorde brasileiro de profundidade de perfuração, com um
poço inclinado que chegou a 6.915 metros além do fundo do mar. O
poço foi perfurado na bacia de Santos, localizado a 200 km da costa
sul da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2006 a Petrobras comemora a
autossuficiência sustentável do Brasil na produção de petróleo e
gás, com a entrada em operação das plataformas P-34 e P-50. Com
produção média diária de 1,9 milhão de barris por dia, o país
passou a exportar mais petróleo e derivados do que importar. Desenvolvimento do
H-Bio, um inovador processo de refino que utiliza uma parcela de óleo
vegetal na produção do diesel convencional. Em setembro deste mesmo
ano, ingressa no seleto grupo de empresas que compõem o Índice
Dow Jones Mundial de Sustentabilidade (DJSI), o mais importante do
setor no mundo. No mesmo ano, em
conjunto com o Grupo Ultra e o BNDES, desenvolve um estudo para
implantação do Complexo Petroquímico, no município de Itaboraí,
no Rio de Janeiro. Com investimentos previstos em torno de US$ 8,38
bilhões, o Comperj tem como principal objetivo aumentar a produção
nacional de produtos petroquímicos, com o processamento de cerca de
150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.
Em 2007 anuncia a
descoberta da área de Tupi, na Bacia de Santos, com grande
concentração de petróleo e gás em seções de pré-sal. A nova
fronteira poderá aumentar em 50% as reservas de óleo e gás no
país. A quantidade de petróleo encontrado é tão significativa que
colocará a Petrobras e o Brasil num novo cenário da indústria
mundial do setor. Também é destaque a
entrada em operação da primeira planta piloto de bioetanol (etanol
de lignocelulose) do Brasil pela via enzimática. Esta planta coloca
a Companhia na vanguarda dos biocombustíveis de 2ª geração,
aqueles fabricados a partir de resíduos agroindustriais.
Para contribuir para o
crescimento do esporte nacional, a Petrobras participa como maior
patrocinadora do esporte brasileiro durante os Jogos Pan-Americanos
do Rio, realizados em julho deste ano.
Em 2008 é criada a
empresa Petrobras Biocombustível, subsidiária responsável pelo
desenvolvimento de projetos de produção e gestão de etanol e
biodiesel.
Em 1º de maio de 2009,
tem início a produção de petróleo na área de Tupi. As jazidas do
pré-sal podem mudar o perfil das reservas da Companhia, que em sua
maior parte é de petróleo pesado, reduzindo a importação de óleo
leve e gás natural.
Em 2010, o pré-sal
está a todo vapor, Estimando-se que a produção de petróleo em
Tupi chegará a 100 mil barris/dia.
A previsão em 2013 é
de que a produção de biodiesel no Brasil seja de 640 milhões de
litros. Para o segmento de etanol, a meta é atingir, em parceria, a
produção de 1,9 bilhão de litros neste ano, voltada para o mercado
externo; e 1,8 bilhão de litros para o mercado interno.
Bibliografia
http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/
14/08/2012 às 22:38
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